quarta-feira, 13 de julho de 2011

A nossa primeira actividade... o Tangram

Espero que estejam lembrados do Tangram. A nossa primeira aventura foi explorar o Tangram, saber um pouco da sua história e, claro, brincar com ele, fazendo várias figuras...

Já agora, lembram-se da lenda do Tangram que vos contei nessa primeira sessão?


Lenda do TANGRAM

Conta a história que um monge taoista, chamado Ti-Jin, chamou o seu discípulo Lao-Tan e deu-lhe um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas, dizendo:

   - Vai, viaja por todo o mundo. Regista tudo o que vires de belo e depois volta.

Tremendo de emoção por tão importante tarefa que o mestre lhe confiara, ao sair da sala, Lao-Tan deixou cair a placa quadrada de porcelana. Magicamente a placa partiu-se em 7 pedaços com formas geométricas simples.

Preocupado com o que acabara de acontecer Lao-Tan imediatamente se ajoelhou tentando reproduzir o quadrado. Ao juntar os pedaços, o discípulo identificou uma figura conhecida. Trocou a posição das peças e surgiu uma nova figura. Outras figuras se foram formando a cada variação da posição dos pedaços. Formou uma imensidão de figuras belas e conhecidas a partir das sete peças.

Concluiu que a sua viagem já não era necessária, pois com os sete pedaços da placa quadrada de porcelana poderia representar tudo o que de belo existe no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário